Fitec Brasil

Telhas Leves: Quando e Porque Você Precisa Utilizar?

Você pode estar pensando por que preciso usar telhas leves?

Ou ao menos, procura saber qual é a diferença prática nos custos e na manutenção do seu telhado, por isso eu já te digo desde já:

Telhas leves fazem toda a diferença para o seu telhado, independentemente se for para comercio, indústria ou residência.

Mas antes de tudo, precisamos abordar uma característica que muitas vezes é negligenciada quando o assunto são telhas leves, a sua durabilidade.

Utilizar materiais mais leves não compromete em nada na qualidade e vida-útil do seu telhado.

É claro que tudo depende do material escolhido, mas, em todo caso, leveza não é sinônimo de fragilidade.

Vamos comparar, por exemplo, dois materiais que são amplamente utilizados no mercado para a fabricação das telhas termoacústicas, também conhecidas como telhas sanduíche:

  • Telhas de aço galvanizado, que pesam em média 12kg/m²;
  • Telhas de fibra de vidro, que pesam em média 4kg/m².

Ambas as materiais primas são muito utilizadas para a fabricação dos mesmos formatos de telhas, sendo o formato trapezoidal o mais comum.

Uma dessas telhas sanduíche abaixo é feita de aço e outra com telhas de fibra de vidro. Você consegue afirmar qual é qual?

Telha termoacústica de aço - telhas leves

Telha termoacústica de fibra de vidro - telhas leves

Desvendando o mito: a resistência das telhas leves

Barcos, aviões e plataformas de petróleo… O que tudo isso tem em comum? Simples!

No passado, peças e instrumentos de aço eram utilizados em alguns dos seus processos e foram substituídos pelo poliéster reforçado com a fibra de vidro, por conta das suas características de resistência e durabilidade elevadas, tanto química quanto mecânica.

As telhas leves de fibra de vidro suportam até os ambientes mais corrosivos, além de não serem afetadas pela água
As telhas leves de fibra de vidro suportam até os ambientes mais corrosivos, além de não serem afetadas pela água

Mas uma coisa é fato: Um material que é rígido (duro) não é, necessariamente, o mais resistente.

No nosso dia a dia: vamos pegar uma janela de vidro, por exemplo:

Apesar do vidro ser um material muito duro, ele se quebra facilmente com um impacto. Por outro lado, uma borracha pode ser jogada de um prédio e não sofreria dano algum.

Isso ocorre porque diferentes materiais têm características diferentes, e isso também acontece quando comparamos as telhas de aço e de fibra de vidro.

As propriedades físico-mecânicas das telhas de aço e de fibra de vidro são muito semelhantes, se diferenciando pelos materiais de que são feitas e os processos de fabricação.

Comparação entre as telhas translúcidas. As telhas leves de fibra de vidro possuem as melhores características de resistência
Comparação entre as telhas translúcidas. As telhas leves de fibra de vidro possuem as melhores características de resistência

As telhas de poliéster reforçado com fibra de vidro possuem elevada resistência mecânica, destacando-se a resistência a tração e à flexão, além do fato de não enferrujarem.

Você pode até não conhecer alguns dos termos técnicos como tração e flexão, mas simplificando tudo: são atributos presentes em todos os materiais e indicam o quão resistente um material é.

Algo que poucas pessoas sabem é que as telhas de fibra não quebram e não amassam, diferentemente de uma telha de aço que em qualquer contato fica amassada e não retorna ao seu formato original.

Por serem flexíveis, as telhas leves de fibra de vidro são as mais eficazes em suportar cargas pontuais, pois a flexibilidade natural do material permite que as telhas sejam extremamente resistentes, pois sua flexibilidade permite a dissipação de energia .

Já o aço, por ser um material muito rígido e praticamente inelástico, está mais suscetível a romper mediante aplicação carga pontual, pois sua rigidez impede a dissipação de energia, que fica concentrada em um único ponto, que fica amassado ou com fissuras.

Além do fato de que, se amassado, as telhas de aço também perdem resistência, uma vez que o cálculo da resistência se baseia no formato da telha.

Isto não ocorre com as telhas leves de fibra de vidro, pois elas não amassam e retornam ao seu estado anterior.

Benefícios das telhas leves

Além de tudo, há muitas situações em telhas leves podem poupar muito estresse e aborrecimento e, potencialmente, economizar custos na hora da construção.

Na maioria das vezes, você poderá economizar na sua estrutura, afinal, com um telhado que pesa menos, você pode economizar dinheiro usando menos material no projeto estrutural sem comprometer a integridade do telhado, pois a carga do não vai exigir tanto da estrutura.

Outro grande benefício em utilizar telhas leves é o tempo necessário para sua instalação: Frequentemente, esse tipo de telha permitirá que a instalação tenha seu tempo reduzido, pois os processos ficam muito mais ágeis.

Isso também significa que você terá menos custos com mão-de-obra, pois uma instalação mais rápida requer menos diárias para a construção do projeto.

E se você mora em uma área litorânea ou em qualquer local que exija telhas resistentes à corrosão marítima, as telhas leves de fibra de vidro são ideais para você, pois, como não são fabricadas com metais na sua composição, elas nunca enferrujam.

 

Instalar telhas leves em uma edificação também propicia vários benefícios.

Como são extremamente versáteis, alguns de seus modelos podem ser fixados com a partir de 5% para inclinação do telhado, sem contar com a variedade de aplicações que existem para as telhas leves, podendo ser utilizadas para praticamente qualquer tipo de edificação, desde casas, pergolados e até galpões industriais.

Telhas leves e a sustentabilidade

Indiretamente, a utilização de telhas leves contribui para menos emissão de carbono na atmosfera: quanto mais leve é uma carga que necessita ser transportada, menos esforço o veículo fará em seu transporte.

E você ainda tem a opção de optar por pela instalação de algumas telhas translúcidas, que permitem a passagem de luz solar no ambiente, diminuindo seus custos com a conta de luz e permitindo que sua casa ou empresa utilize iluminação natural e sustentável.

<< Se você quer saber mais sobre as telhas leves faça o download do catálogo das telhas de fibra de vidro e confira todos os seus benefícios! >>

Telhas leves com e sem passagem de luz