O projeto foi solicitado visando a solução para o seu principal problema do galpão: temperatura alta, pois gerava bastante desconforto para quem frequenta o local.
O ambiente era galpão industrial que foi reaproveitado e convertido em um salão de festas e a estrutura existente – planejada para a operação de uma indústria – não tinha a melhor eficiência térmica para as novas atividades.
Visando solucionar a situação, a cliente saiu em busca de duas possíveis soluções para a redução do calor extremo:
- Completa substituição das telhas e;
- Instalação de um sistema de ventilação mecânica (instalação de máquinas e aparelhos como ventiladores e exaustores).
Diante desse objetivo, nós buscamos apresentar algo que resolvesse o desconforto térmico apenas com a substituição das telhas e sanar as necessidades.
Abaixo você verá como o planejamento foi traçado, levando em consideração o estudo do local e suas características estruturais.
O Desafio Proposto
Nesse contexto, tivemos o desafio de transformar o conforto térmico no ambiente, mantendo-o na temperatura interna de 26ºC mesmo nos dias de maior temperatura externa. Além de proporcionar bom isolamento acústico.
Estudo de Cobertura
O Estudo Térmico é baseado em um galpão de 20m x 45m. Considerando a temperatura externa de 42º (situação mais crítica para o estado de São Paulo). O ambiente Externo é bem arborizado e com empresas próximas.
Local
No local foram consideradas as venezianas já existentes nas duas laterais e fundos do galpão, além dos shed’s na cobertura. As venezianas contribuem para a saída do ar quente e entrada de correntes de ar externas.
Dentro do Galpão haverá arvores que contribuem para um ambiente mais fresco, porem as janelas de vidro contribuem com a entrada de luz do sol e alguns períodos do dia.
Por serem antigas, elas não possuem abertura para ventilação, liberando assim, apenas luz e calor.
As paredes da frente e laterais apresentam tons próximos do Branco, que influenciam em uma baixa absorção de calor interno, além de um jardim vertical que contribuem na refrigeração das paredes.
A parede da frente também está protegida por uma edificação, que ocupa mais da metade da parede total.
Há aberturas nas laterais do galpão que quando abertas influenciam na troca de ventilação e liberam fluxo de ar que contribui na temperatura interna.
Análise
Trata-se de um estudo simplificado para o galpão em destaque na imagem abaixo feito por software especifico para eficiência energética com comparativo de matérias e suas influências na temperatura ambiente.
Por se tratar de clima os valores são aproximados, impossíveis de serem precisos.
Comparativo dos Materiais
Abaixo, os materiais mais comuns e suas diferenças nos quesitos térmicos, acústico, corrosivo, durabilidade e vida útil.
Fibrocimento
- Condutor Térmico;
- Isolante Acústico;
- Baixa resistência;
- Baixa vida útil;
Aço Galvanizado
- Condutor Térmico;
- Condutor Acústico;
- Alta resistência;
- Média vida útil;
Fibra de Vidro
- Isolante Térmico;
- Isolante Acústico;
- Alta resistência;
- Alta vida útil;
Comparativo Térmico
Comparativo térmico dos materiais com isolante e sistemas complementares para alcance de temperatura estimada de 26ºC interna quando a temperatura externa for 42ºC. Os valores abaixo podem sofrer uma redução adicional de até 10%, devido a presença das venezianas industriais, aberturas e o ambiente arborizado.
Telhas de Fibra de Vidro – Isolante: EPS (Isopor)
Telhas de Fibra de Vidro – Isolante: PU (Poliuretano)
Telhas de Aço galvanizado – Isolante: EPS (Isopor)
Telhas de Aço galvanizado – Isolante: PU (Poliuretano)
Comparativo de Custo-Benefício
Comparativo do custo benéfico leva em consideração a vida útil dos produtos, fatores como umidade devido ao ambiente bem arborizado, aceleram a degradação de matérias que sofrem corrosão como o aço.
Fibra de Vidro x Aço Galvanizado
Fibra de Vidro x Fibrocimento
Comparativo Geral
Comparativo geral dos produtos com maior desempenho para a necessidade solicitada entre o as telhas termoacústicas de fibra de vidro produzida pela FITEC e as de Aço Galvanizado, populares no mercado.
Conclusão
Ao utilizar as telhas de fibra de vidro com o isolamento de poliuretano tornou-se possível a redução da temperatura ambiente para os 26ºC estabelecidos como meta inicial.
Com isso, fez-se desnecessário a utilização de ventiladores e exaustores para auxílio na redução de temperatura, propiciando um cenário de economia de energia e custos mensais recorrentes.
Sobretudo, recomendamos que, independentemente do ambiente, a manutenção e limpeza das telhas de fibra de vidro sejam realizadas a cada 5 anos, para usufruir e garantir a maximização da vida-útil das nossas telhas, estimada em 30 anos.
Este e diversos outros projetos foram desenvolvidos por nós da Fitec Brasil, com o auxílio de nossa equipe técnica especializada, que conduz estudos térmicos, acústicos, de iluminação e/ou ventilação natural e resistência à ambientes corrosivos, além do projeto 3D.