A reflexão do som é um fenômeno de ondas sonoras que não podem ser polarizadas e que obedecem aos princípios gerais da propagação ondulatória.
Quando uma onda sonora propaga-se em um meio e encontra um obstáculo, como por exemplo uma parede, ela bate e retorna para o meio no qual estava se propagando com inversão de fase, mantendo a mesma velocidade de propagação e a mesma frequência, continuando com o mesmo comprimento de onda. Assim, originam-se dois outros fenômenos chamados de eco e reverberação.
Qualquer som pode sofrer o chamado fenômeno da reflexão sonora, porém nos seres humanos só conseguimos diferenciar o som emitido do que é refletido, quando o refletido retorna aos nossos ouvidos em um intervalo de tempo superior ou igual a 0,1s do que o som emitido.
Fenômeno Eco
O efeito eco ocorre quando emitimos algum som, e ouvimos parte dele, que ao ser emitido viaja direto aos nossos ouvidos e parte do som viaja até encontrar um obstáculo e retornar aos nossos ouvidos. Essa percepção sonora após o primeiro som é chamada de eco. Se a velocidade do som no ar for igual a 343 m/s, o obstáculo no qual o som ira bater e retornar deve estar a uma distância igual ou maior que 17 metros para que se aconteça o fenômeno chamado eco.
Fenômeno Reverberação
Se o som refletido retornar à fonte em um intervalo menor que 0,1s, acontece o fenômeno chamado de reverberação.
Como e por que acontece?
Quando estamos em um ambiente que os obstáculos estão próximos, ao emitir o som esse som irá percorrer de um lado para o outro por diversas vezes, e em todas as vezes ele passa novamente pelos nossos ouvidos. Quem está habituado a cantar no chuveiro com certeza já se divertiu com a reverberação, é esse efeito que faz parecer que somos bons cantores. Quando cantamos emitimos dois sons: um que sai da minha boca direto ao meu ouvido e outro que viaja até encontrar um obstáculo para retornar. Se ao chegar aos meus ouvidos, for um tempo menor que 0,1s meu ouvido não consegue fazer a separação desse som dando a sensação de som prolongado. Ao cantar escuto minha voz com o reforço das ondas sonoras que ainda estão refletindo no ambiente.
Para diminuir esse efeito é necessário utilizar materiais que absorvam essas ondas sonoras, como por exemplo: materiais porosos, fibrosos e perfurados.
Exemplos:
Materiais Porosos: Espuma acústica
Materiais Fibrosos: Fibra de vidro
Materiais Perfurados: Lã de madeira
Efeito da reverberação no templo religioso
É muito comum templos religiosos terem a presença de instrumentos musicais e microfones para melhor alcance.
As condições acústicas inadequadas dos templos podem afetar significativamente a clareza na comunicação verbal, comprometendo a qualidade do culto devido a quantidade de ruídos.
Os templos religiosos são lugares propícios para acontecer a reverberação devido ao grande espaço que implica em um alto volume sonoro, seguido da ausência de materiais absorventes.
A busca para uma melhor condição acústica dos templos vem sendo cada vez maior. Buscam trazer uma distribuição adequada do som e isso está relacionado diretamente a absorção das ondas sonoras emitidas no ambiente.
As telhas em PRFV oferecem uma ótima absorção sonora!
Telhas em Poliéster Reforçado com a Fibra de Vidro (PRFV) VS Reverberação
As telhas em Poliéster Reforçado com a Fibra de Vidro não permitem o efeito da reverberação devido ser composta por uma camada de FIBRA DE VIDRO que é um material fibroso que absorve as ondas sonoras.
Esses filamentos de Fibra de Vidro impedem que ocorra o efeito da reverberação, pois ao receber as ondas sonoras, as mesmas são absorvidas, não retornando ao estado de origem e tornam o som do ambiente mais seco.
Fibra de Vidro é um material seguro e com valor de investimento financeiro baixo, possui uma alta performance e durabilidade. A indicação do seu uso é bem abrangente sendo ideal para o isolamento de galpões, comércios, residências e igrejas.