Você vai construir ou reformar?
Independentemente da sua resposta, fazer a escolha certa na hora de decidir a cor do seu telhado pode parecer uma pequena decisão, porém, se a estética é algo importante para você, essa decisão vai influenciar o visual do seu telhado.
Há alguns fatores para levar em consideração ao escolher quais telhas você deseja para a sua obra, e escolher a cor ideal também pode impactar em outros aspectos durante a vida-útil do telhado, como a capacidade de isolamento térmico.
Desde grandes obras comerciais e industriais até às residenciais, você precisará decidir qual o material mais adequado para as suas necessidades.
Junto com a escolha da cor ideal para suas telhas, o estilo arquitetônico da edificação, o formato das telhas e o percentual de inclinação das caídas d’água também são aspectos importantes que podem afetar o desempenho diário de um telhado.
Separamos um guia para ajudar você a tomar essa decisão.
1 – Como é a área ao redor da sua casa?
Dê uma olhada em volta da residência. Os arredores da obra podem ser um bom indicador sobre que tipo de cores pode ser utilizado para que sua casa se misture bem com as outras ou ganhe destaque, dependendo do estilo desejado.
– Existe algum padrão implícito adotado pelos vizinhos? Por exemplo, todas as casas da rua têm a mesma cor de telhado, mesmo que isso não seja uma regra?
– Árvores ou outros edifícios estão bem próximos ou existem um bom espaço entre as construções?
– Para áreas verdes cobertas por árvores e folhagens que fazem sombra, pode ser uma boa opção escolher cores mais escuras e fugir do tradicional.
– Você pode apostar em combinações específicas no jogo de cores das paredes externas e do telhado para que eles se complementem na junção de estilos.
Inclinação do telhado
A inclinação do telhado pode afetar a cor escolhida para as telhas, pois as inclinações mais íngremes tornarão o telhado mais visível.
Pense cuidadosamente na cor, pois ela ficará em exibição por um longo tempo.
Nesses cenários, observe as demais casas que estão ao redor da sua e considere adotar o estilo adotado pela vizinhança antes de fazer sua escolha.
Entretanto, se a sua escolha for optar pelos telhados embutidos, provavelmente você não precisará pensar muito sobre a escolha das cores, afinal ele ficará oculto para quem vê a sua residência.
Uma sugestão é colocar um telhado com telhas claras, para refletir o calor e economizar energia.
2 – As cores devem seguir o estilo da sua residência
Se sua casa estiver sendo construída seguindo um determinado estilo arquitetônico, a escolha do esquema tradicional de cores associado a esse mesmo estilo geralmente será a melhor opção e fornecerá uma aparência mais consistente e uniforme.
Se você deseja obter um visual mais contemporâneo para sua casa, com referências da arquitetura moderna, por exemplo, você precisa escolher cores diferentes das que escolheria para uma casa planejada com arquitetura tradicional ou mediterrânea.
Mas então, quais são as cores de telhado adequadas para casas adeptas da arquitetura moderna?
As cores próximas ao chumbo, preto e cinza escuro combinam bem com as casas de estilo moderno, dependendo das cores das paredes, janelas e portas.
3 – As cores devem ser duradouras
Todo produto novo é muito lindo quando acaba de sair da fábrica, mas certamente é possível afirmar que a maioria das telhas fica ótima com tons de cores encantadores.
No entanto, o que muitas vezes é esquecido: quanto tempo essa linda nova cor vai durar no telhado?
Você precisará saber sobre a garantia do produto e também sobre a vida útil da cor.
Existem materiais que não conseguem lidar com o calor extremo de algumas regiões mais quentes do país ou com a radiação UV. Por outro lado, alguns materiais de telhas não duram muito tempo com a presença umidade elevada.
Em telhas de aço galvanizado ou de alumínio, por exemplo, a pintura eletrostática aplicada sobra as telhas começam a descascar e comprometer a estética a partir dos cinco anos de uso, sendo necessário gastar com manutenção desses telhados.
Em contrapartida, algumas telhas, como as fabricados em fibra de vidro, já vêm fabricadas na cor escolhida, isto é, com as telhas maciças na mesma cor. Isso faz com que as telhas nunca descasquem, parecendo sempre novas!
Por isso é imprescindível saber quais são as características de cada material das telhas e como suas cores ficarão após exposição ao sol.
4 – Eficiência energética e redução de temperatura
Com a mudança climática, esse fator está desempenhando um papel maior e ainda é negligenciado diversas vezes por uma questão de estilo.
Enquanto cores mais escuras absorvem a energia solar e aumentam a temperatura interna, as cores mais claras refletem o calor, tornando toda a residência em um espaço mais agradável e confortável de se permanecer.
E refletir o calor pode ser um fator decisivo para o seu bolso.
Com um ambiente mais fresco, você economizará na sua conta de luz, pois o ar-condicionado não vai precisar atuar com máxima intensidade durante o dia todo.
E você ainda pode instalar telhas termoacústicas no seu telhado, fazendo com que a proteção ao calor seja ainda mais eficiente.
Dica complementar
Ao levar os itens acima em consideração, você já pôde ter uma boa noção sobre qual é a melhor cor para seu telhado. Passe algum tempo pesquisando imagens de telhados semelhantes ao seu e separe algumas cores para que você possa ver como é o produto final.
Você pode até pedir algumas amostras para os fabricantes para ver como as telhas ficarão antes de fazer seu pedido.
Na Fitec Brasil nós fornecemos telhas fabricadas em poliéster reforçado com fibra de vidro em todas as cores, basta escolher a cor ideal para o seu projeto.
Trabalhamos com
- TERMOTEC – Telhas sanduíche
- LUMI – Telhas translúcidas
- PROTEC – Telhas opacas simples