Águas do Telhado: Um termo simples que confunde muita gente!
Entender sobre a edificação, independente se for uma casa, prédio, galpão ou qualquer outra estrutura semelhante, é fundamental para realizar reformas, reparos ou para a contratação desses serviços.
O mundo da construção é muito amplo e diverso. Diariamente surgem novas soluções e alternativas mais modernas, aplicadas em novas situações e nem sempre é fácil se lembrar de tudo.
Em todo caso, estamos aqui para te ensinar definitivamente o conceito de águas do telhado e algumas informações que você precisa saber quando procurar serviços ou lidar com projetos que utilizem essa informação.
Apesar de ser um termo bastante conhecido, as águas do telhado ainda podem causar algumas dúvidas pontuais, algo não aconselhado quando o assunto é uma construção, afinal, elas exigem precisão para que nada saia errado.
O que são águas do telhado?
As águas do telhado – que também podem ser chamadas de pano de telhado, vertente de telhado ou corte de telhado – são a parte da estrutura onde a chuva cairá e correrá em direção à calha ou para o chão.
Na maioria dos casos, elas são superfícies planas e com certo nível de inclinação.
Essas superfícies são divisões que têm como objetivo realizar a vazão da água da chuva e, para isso, é necessário considerar como será feita a caída da água, para qual lado e algumas outras variáveis indispensáveis na hora de fazer um projeto com escoamento eficiente.
O visual arquitetônico também é fator determinante para a escolha, onde um arquiteto ou outro profissional responsável pelo visual da edificação definirá qual estilo aplicável será adequado ao projeto, sem deixar de levar em consideração as necessidades de vazão.
Vale lembrar que a cada água adicional, o custo de construção aumenta, afinal, com a adição de mais águas, a estrutura necessária para suportar o peso e as particularidades para cada tipo de telhado aumentam a quantidade de materiais necessários para a obra, tal qual como a mão de obra capaz de executar o projeto.
Telhado uma água
Esse tipo de telhado é facilmente observado ao andar pelas ruas. Afinal, é o mais simples de se realizar e também, é o tipo de água de telhado que têm o menor custo dentre todos os tipos.
Esse tipo é ideal para casas pequenas ou para aquelas estruturas conhecidas como edículas, que, geralmente, são construídas no fundo de uma casa ou próximas à uma área de lazer.
Outra aplicação bastante comum deste tipo de água de telhado é nas casas com telhado embutido, onde os telhados são escondidos por platibandas edificadas acima das paredes, deixando todo o telhado oculto.
Nesses casos, o tipo de telha mais comum são as telhas termoacústicas, também conhecidas como telhas sanduíche, que atuam como poderosos isolantes acústicos.
Telhado duas águas
Junto com o telhado de uma água, esse tipo é o mais comum de ser encontrado.
Casas maiores necessitam de outro nível de escoamento de água quando chove, por isso, a adição de uma água do telhado se faz necessária.
Os dois modelos mais utilizados nesse tipo de água de telhado são: modelo cangalha e modelo americano.
Cangalha
Os dois lados do telhado possuem a mesma altura e são separados por uma cumeeira.
Americano
Um dos lados do telhado é mais alto em relação ao outro, pois eles não são conectados.
O lado mais elevado geralmente fica apoiado em uma base elevada de madeira ou em uma parede de alvenaria.
Três águas ou mais
Também existem construções com três, quatro ou até mais águas do telhado.
Geralmente esses tipos de águas do telhado são encontrados em casas maiores ou em locais com a real necessidade de escoamento acelerado de água, mas tudo isso também pode depender do estilo arquitetônico pretendido, adotando telhados com escoamentos menores, porém, em maior quantidade.
Composição e partes de um telhado
Conheça também alguns outros termos muito comuns quando o assunto é telhado:
- Água: como já dito, superfície plana e inclinada de um telhado;
- Beiral: parte do telhado que é projetado para fora do alinhamento em relação à parede;
- Cumeeira: a aresta que delimita o encontro entre as águas na parte mais alta do telhado;
- Espigão: semelhante à cumeeira, porém, é uma aresta que divide o encontro de duas águas, formando angulação saliente;
Águas do telhado: Conheça a Técnica de Água Furtada
A técnica de água furtada utiliza um sistema totalmente diferenciado para a composição do formato no telhado e a distribuição de águas.
Esse modelo é caracterizado pela grande quantidade de águas de telhado, desenhado minuciosamente para assegurar o escoamento mais eficiente da água da chuva por meio de calhas.
A estrutura desse tipo de telhado é feita com vãos entre as águas do telhado existentes, chamadas de tesouras, que são desenhadas especialmente para que o escoamento seja concentrado em alguns pontos escolhidos.
Essa técnica também é recomendada para maximizar o aproveitamento de água, uma vez que o sistema direciona com grande precisão o fluxo das águas da chuva.
Conclusão
Não existe nenhum segredo nos termos utilizados amplamente pelo mercado de construção. Com um pouco de tempo, você logo se familiarizará com essas e várias outras nomenclaturas.