Fitec Brasil

Benefícios do telhado embutido e modelos para se inspirar

Telhado Embutido é a nova tendência para projetos modernos e econômicos!

Você já se deparou com uma casa sem telhado? Provavelmente não, mas com certeza já viu alguma casa ou empresa onde o telhado estava escondido, não é mesmo?

Hoje em dia é fácil encontrar construções que não mantêm seu telhado aparente.

Também conhecido como telhado oculto ou telhado caixote, os telhados embutidos têm sido uma técnica escolhida frequentemente por arquitetos e projetistas, pois o visual que esse modelo de cobertura oferece é uma estética muito mais moderna e limpa.

Entretanto, dentre os diversos materiais das telhas, as aplicações e características, qual deles é o ideal para você?

Nós separamos algumas informações e exemplos de projetos com telhados embutidos para te auxiliar nessa escolha!

O que é telhado embutido?

Os telhados embutidos são estruturas ocultas, escondidas atrás de pequenas paredes na parte de cima da construção, chamadas de platibandas. Elas podem seguir ou não como uma continuação das paredes da edificação até transpassar o telhado, deixando as telhas ocultas.

Veja os locais destacados em vermelho. Essas são as platibandas

Veja os locais destacados em vermelho. Essas são as platibandas.

Esse tipo de telhado é diferente de outros tipos comumente encontrados em construções.

De maneira prática, ele é composto por dois telhados: um na parte de baixo, feito totalmente plano, sob o qual é construído toda a estrutura para colocar a parte de cima, que geralmente é feita com telhas maiores.

Essa cobertura foi tirada dos padrões encontrados nos santuários xintoístas e nos templos budistas. Esse estilo de cobertura teve origem na China e na Coréia por volta do século VI.

A adoção do teto oculto cresceu devido às condições climáticas vivenciadas no Japão, pois construções com teto duplo eram mais eficientes para resistir às condições climáticas do país.

Com o tempo, a utilização dos telhados embutidos simples se tornou cada vez mais frequente em casas e empresas de todo tipo, pois eles geram economias na construção, viabilizando o projeto, pois necessitam de estruturas menores e mais leves.

Em regiões mais quentes pode ser necessário optar pela utilização de telhas termoacústicas, pois elas possuem proteção superior ao calor, afim de manter o conforto térmico do ambiente abaixo.

Características do telhado embutido

Inclinação

Geralmente, a inclinação em projetos que utilizam esse tipo de telhado fica entre 10% e 20%, mas também podem ser encontrados em percentuais diferentes.

Essa definição é realizada pelo responsável da obra, arquiteto ou engenheiro, que chegam a essa definição do percentual levando em consideração a vazão necessária para escoar a água da chuva para as calhas.

Aprenda aqui a fazer o cálculo correto para inclinação do telhado.

Tipos de telhas para telhado embutido

As telhas utilizadas nas construções com telhado embutido geralmente são compostas por peças maiores, cobrindo facilmente todo o telhado.

Os materiais mais utilizados para esse tipo de telhado são: telhas de fibrocimento, telhas de aço galvanizado e telhas de fibra de vidro.

Telhas de fibrocimento

O grande diferencial dessa telha é o seu preço, pois costuma ser a mais barata das três opções citadas.

Porém, elas também são a opção com menor vida-útil dentre as opções. Elas são utilizadas há muito tempo para cobrir áreas em projetos de baixíssimo custo e são fáceis de instalar.

Todo cuidado é pouco: se você precisa de telhas duradouras, é melhor cogitar outro material.

Telhas de aço galvanizado

As telhas de aço ganham esse nome após passar por um processo chamado galvanização, onde, uma camada superficial de zinco é aplicada em ambas as superfícies para proteção contra corrosão e maior durabilidade.

Elas podem ser encontradas em diversos formatos e possuem dois modelos aplicáveis aos telhados embutidos:

  • Telha simples: onde são instaladas chapas de aço;
  • Telha sanduíche: que são duas chapas de aço com um “recheio” de isolante entre elas. Esse material isolante serve para atenuar a transmissão de calor e ruídos, podendo ser tanto de EPS (isopor) quanto de PU (Poliuretano);

Antes de escolher as telhas de aço, observe bem a temperatura da cidade: como o aço é um condutor térmico, mesmo o modelo sanduíche pode não ser suficiente para suportar o calor nos dias mais quentes.

Telhas de fibra de vidro

As telhas de PRFV (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro), assim como as telhas de aço, também podem ser utilizadas em dois modelos: telhas simples e telhas sanduíche.

Seu diferencial está na sua composição.

Como o poliéster é um isolante térmico e acústico, a sua utilização é recomendada para climas mais quentes e, mesmo o modelo telha simples, isto é, apenas uma chapa, já entrega uma excelente capacidade de isolamento térmico, podendo ser comparada à capacidade das telhas sanduíche de aço.

Principais benefícios de um telhado embutido

Adotar esse estilo de cobertura é útil para auxiliar na vazão da chuva.

A quantidade de águas do telhado também influencia na capacidade de vazão, diminuindo as chances de imprevistos.

Os beirais capturam a água da chuva para permitir a captação de água em áreas de dependência. Eles também evitam que a água penetre na fundação e reduzem a integridade estrutural do edifício.

O telhado embutido também melhora a eficiência na conservação de energia e, consequentemente, na economia da conta de luz.

Como esse tipo de telhado é composto por dois abrigos, a laje e as telhas por cima, são uma alternativa para isolar boa parte do calor irradiado pelo sol.

Mas atenção: nunca se esqueça de levar em consideração a temperatura média da sua região para planejar o isolamento necessário.

Geralmente, além de todos os benefícios técnicos, estruturais e de custos, os telhados embutidos também agregam valor estético para a construção, oferecendo um visual moderno e diferenciado.

Cuidados importantes com um telhado embutido

Ainda que você tenha escolhido o material ideal para as suas necessidades e as telhas tenham sido instaladas de maneira correta, você deverá realizar periodicamente limpezas no seu telhado.

A periodicidade varia de acordo com o material escolhido para as telhas.

Assim, além de maximizar sua vida-útil, você poderá identificar possíveis problemas ainda na fase inicial, podendo se prevenir contra imprevistos

Inspire-se! Construções com telhado embutido:

Você acabou ler algumas informações essenciais para a sua decisão. Agora confira essa galeria de opções que separamos para você se inspirar e levar para sua obra ou projeto!

A platibanda branca na parte superior esconde o telhado embutido
A platibanda branca na parte superior esconde o telhado embutido
Casa de tijolinhos e detalhes em metal
Casa de tijolinhos e detalhes em metal
Nessa residencia o telhado embutido foi feito tanto para os cômodos quanto para a área externa
Nessa residencia o telhado embutido foi feito tanto para os cômodos quanto para a área externa
O estilo minimalista é ideal para projetos com telhado embutido
O estilo minimalista é ideal para projetos com telhado embutido
Projeto 3D residencial com telhados embutidos visualizados de cima
Projeto 3D residencial com telhados embutidos visualizados de cima
Repare que o telhado embutido atribui aspectos de modernidade e beleza ao ambiente
Repare que o telhado embutido atribui aspectos de modernidade e beleza ao ambiente
Sobrado minimalista em concreto e madeira
Sobrado minimalista em concreto e madeira
Vista interna de um telhado embutido com telhas de fibra de vidro
Vista interna de um telhado embutido com telhas de fibra de vidro
Vista interna do telhado embutido
Vista interna do telhado embutido