A conscientização do uso da energia elétrica é uns dos maiores desafios que enfrentamos, pois esse é um recurso limitado e finito. Por isso, mudanças nos hábitos de consumo precisam ser realizadas.
A seguir separamos algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença em no dia-a-dia e na conta de energia também, dessa forma a economia de energia passa ser um dever de cada um de nós.
1 – Pequenas mudanças de velhos hábitos
Desligue as lâmpadas sempre que sair dos ambientes e cômodos. Esse primeiro é essencial para reduzir o consumo de energia elétrica.
Além disso, veja algumas alterações simples:
- Optar por cores mais claras nas paredes e no teto;
- Móveis de decoração com tons mais claros;
- Melhorar a posição das lâmpadas e utilizar sensores de presença.
2- Iluminação natural
Sempre que possível recorra a iluminação natural. No mercado da construção civil encontramos disponíveis algumas soluções dentre elas, as mais utilizadas são as telhas translúcidas.
Além de ser um investimento acessível, o investimento retorna em pouco tempo.
As telhas translúcidas Lumi, da Fitec Brasil, contam com uma película protetora que inibe os raios ultravioletas, além de atestarem 10 anos de garantia contra o afloramento da fibra.
3- Painéis solares
A utilização desse tipo de energia solar é uma excelente alternativa.
Porém, no Brasil, esse ainda é um investimento caro e que necessita uma mão de obra altamente especializada. Apesar disso, continua sendo uma solução promissora para o futuro.
4- Faça manutenções preventivas
Realize manutenções periodicamente na fiação elétrica, em máquinas e equipamentos. A economia estimada é de 20% a 50% nos custos gerados por estes recursos quando operam de maneira correta.
Avalie possibilidade investir em máquinas mais atuais, visando o melhor aproveitamento do consumo de energia elétrica.
5- Ventilação natural
Da mesma forma que a luz natural traz benefícios, uma ventilação que utilize menos fontes eletrônicas e mecânicas é extremamente benéfica.
Aposte em alternativas como as Venezianas industriais, elas podem, além de economizar energia, oferece conforto térmico também.